quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aula de liderança com um verdadeiro líder: Aderivaldo, meu amigo

Hoje, dia 22 de setembro, tive o grande prazer de crescer como ser humano, graças a uma aula, se é que poderia ser chamado de aula, uma explanação daquela magnitude. O soldado Aderivaldo ministrou brilhantemente uma aula sobre chefia e liderança, que com certeza não irei me esquecer. Primeiro por que tenho falado muito nas minhas palestras sobre liderança, tenho até uma palestra específica sobre o tema, intitulada Liderança Servidora: O real sentido da  liderança; que após essa magnífica aula será praticamente toda reformulada; segundo por que eu na função de palestrante sei que uma das coisas mais difíceis de se conseguir, e o sonho de todo o palestrante profissional, é ser aplaudido de pé e levar as pessoas ao choro, pois os olhos são as janelas da alma e se uma pessoa chora é prova cabal que foi atingido o ponto mais sensível do ser humano, o coração; e essas duas coisas o Aderivaldo conseguiu hoje, fazer as pessoas chorarem, eu mesmo, sem vergonha alguma falo que chorei como criança, e não fui o único e ainda foi aplaudido de pé por todos os policiais presentes, ou seja, mais de 400 pessoas.

É muito bom ver que pessoas que você estima e tem grande carinho, estão alcançando patamares de excelência, como foi o caso do Aderivaldo hoje, em sua grandiosa aula. A vida em determinados momentos nos une a pessoas, como em nosso caso específico, nos uniu em um curso de formação de policiais, ai convivemos, interagimos uns com os outros, compartilhamos vários momentos, bons e ruins; mais a própria vida, que nos uniu nos separa e cada um segue o seu caminho e vai viver da sua maneira, a sua vida. Mais esta mesma vida, nos proporciona momentos mágicos, como este de hoje, onde depois de muito tempo, ela proporciona um reencontro e podemos ver, que as pessoas mudam e mudam para melhor e em alguns casos acontece uma verdadeira revolução. 

Fico muito feliz por ti, meu amigo, pelo seu sucesso e muito obrigado por me ajudar a me aprimorar como pessoa, me ensinando coisas valiosas como hoje me ensinou. Que Deus possa continuar abençoando seus caminhos e que corações sejam atingidos como hoje, pela força da sua palavra.

E sem a sua permissão, tomo a liberdade como amigo, que sei que sou de publicar no meu blog o seu maravilhoso texto sobre a honrosa profissão que Deus nos concedeu: Ser um SOLDADO.

Ser soldado é amar a farda acima de tudo, podendo dar a própria vida como prova de amor a sociedade!

Dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva. No meu caso, há doze anos todos os dias são do soldado, para outros esse dia durou quase vinte anos. Ser soldado vai além do seu significado.
“O termo “soldado” deriva do italiano: “soldato” (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o “soldo” para servir. “Soldo” deriva do latim “solidum nummum” e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.”
É possível que eu não tenha a capacidade de definir um soldado, mesmo sendo um há tanto tempo. Creio que eu possa tentar definir o que um soldado sente.
Um soldado deve ter a capacidade de resistir aos baques da vida, deve aprender cedo que na vida nem sempre quem inicia a caminhada contigo chegará ao fim da jornada. Nesse período ví companheiros partirem. Muitos foram servir do outro lado da vida.
Um soldado deve ter a consciência de que nem sempre fará o que quer fazer, mas sim o que deve ser feito. Não é fácil atirar em alguém, não é fácil ter que utilizar da força para dominar alguém, não é fácil ver as mazelas de nossa sociedade sem sentir a dor que os seres humanos sentem, sem derramar as lágrimas da solidariedade!
Ser soldado é ter a certeza de que precisamos mudar. É compreender que as instituições são feitas por homens, e que homens podem mudar. Precisamos valorizar o ser humano e não o que ele tem.
Ser soldado é ter a capacidade de compreender que não basta preservar a vida ou proteger o patrimônio se não respeitarmos as garantias individuais do cidadão. Ser soldado é querer ter cidadania plena para ter o gosto de se sentir cidadão.
Ser soldado de polícia é não saber se é policial ou militar, é viver um conflito diário entre o certo e o errado. Ser soldado é errar querendo acertar, muitas vezes, tornar-se bandido no afã de ser herói. É querer salvar o mundo, sendo que não consegue nem mesmo salvar-se.
Ser soldado é querer ser respeitado, não temido. É querer ser valorizado enquanto profissional. Ser soldado é chorar ao ver um irmão de farda morto com um tiro na cabeça, dado por um vagabundo, que tem que ser respeitado por imposição legal.
Ser soldado é não poder falar o que pensa, pois isso pode gerar problemas, por isso é punido constantemente para ser um exemplo para os pares.
Ser soldado é ser elemento de execução, ou seja, aquele que mata, aquele que executa. Ser soldado é não ter visão periférica, pois está na tropa. Só podendo olhar em uma única direção. Ser soldado é ser obediente. É está sempre pronto para servir.
Ser soldado é ter fé ao ir para uma ocorrência, onde podemos perder a vida. Enquanto todos correm dos tiros nós corremos em sua direção.  Sem pensar em nossa família, nossos amigos, nossos amores!
Ser soldado é amar a farda acima de tudo, podendo dar a própria vida como prova de amor a sociedade! Ser soldado é padecer no paraíso!

Autor: Aderivaldo Cardoso 
Texto retirado de http://aderivaldo23.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Meu amigo Aquino, é bondade da sua parte. Os elogios dos amigos são os mais verdadeiros, mas também os mais suspeitos. Minha maior felicidade foi chegar a um escola da Ceilândia e vê-lo como voluntário e palestrante. Como é bom ver a transformação que nós, enquanto seres humanos, podendo passar pelo poder do Criador. Deus muitas vezes permite certos sofrimentos para nos mostrar que devemos olhar para Ele. Ao colocarmos nossa Confiança Nele mudamos. Mesmos distantes por um longo período o carinho e o respeito permanecem, a amizade também. Tenho orgulho de você meu amigo pelo homem e pelo policial que se tornou. Sou seu fã. Vamos aproveitar a oportunidade para nos reaproximarmos. Abraço e que Deus continue abençoando-o.

    ResponderExcluir

Autorresponsabilidade