sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O sétimo voto do sucesso

Espalhei meus esforços em várias direções.
Desperdicei muitas estações correndo de um arco-íris para outro.
Gastei inúmeros anos baixando baldes vazios em poços vazios.
Sucesso, felicidade, riqueza, eu continuava tendo esperanças, algum dia seriam meus.

Esperei em vão. Sem o milagre destes pergaminhos poderia ter esperado para sempre. Que triste. Pela estrada do breve finalmente se chega à casa do nunca.
Tudo isso agora ficou para trás.

Agora compreendo por que o sucesso se esquivou de mim. A pessoa que está perpetuamente hesitando entre qual de duas coisas irá fazer não irá fazer nenhuma. Se eu esvoaçar de plano em plano, de objectivo em objectivo, e constantemente dobrar-me ao vento, como um lírio, para todos os pontos da bússola, nunca irei realizar qualquer coisa grande ou útil.

São aqueles que se concentram em uma única coisa de cada vez que avançam neste mundo. O grande homem, ou mulher, é aquele que nunca sai de sua especialidade ou dissipa tolamente sua individualidade. Agora conheço o grande segredo que sempre esteve diante de meus olhos e para o qual, no entanto, eu me achava cego.

Sempre irei lançar meu ser inteiro à tarefa em curso.

A grande diferença entre aqueles que obtêm sucesso e aqueles que fracassam não consiste na quantidade de trabalho feita por cada um, mas na quantidade de trabalho inteligente. Muitos daqueles que fracassam mais ignominiosamente fazem o suficiente para alcançar grande sucesso, mas trabalham desordenadamente em qualquer coisa que lhe seja designada, construindo com uma das mãos para derrubar com a outra. Não agarram as circunstâncias para transformá-las em oportunidades.

Não têm a faculdade de transformar derrotas honestas em vitórias expressivas. Com habilidades suficientes e tempo à disposição, os principais ingredientes do sucesso estão sempre movimentando para um lado e para outro uma lançadeira vazia, de modo que a verdadeira trama de sua vida nunca é tecida.
Nunca mais aplicarei apenas minhas mãos no meu trabalho quando deveria ter empenhado meu ser inteiro.
Meus olhos finalmente estão abertos. Irei fazer tudo o que estiver fazendo, daqui por diante, como se nada mais houvesse no mundo de qualquer importância. 
A criação de mil florestas encontra-se numa única bolota de carvalho.
A concentração e a perseverança construíram as grandes pirâmides nas planícies do Egito.
O mestre de um único ofício pode manter uma família. O mestre de sete ofícios não consegue manter a si mesmo. O vento nunca está a favor do marinheiro que não sabe a que porto se está dirigindo. Agora sei para onde desejo ir e sei como alcançar meu destino.

Sempre irei lançar meu ser inteiro à tarefa em curso.

Não muitas coisas indiferentemente, mas uma coisa supremamente é a exigência de nosso mundo. 
Aquele que espalha seus esforços não pode ter esperanças de ser bem-sucedido.
Se uma salamandra for cortada em duas, a metade dianteira irá correr para diante e a outra para trás. Assim é o progresso daqueles que divide seu propósito. O sucesso sempre tem ciúmes de energias espalhadas. Estou preparado para grandes mudanças em minha vida.
O mundo saberá que alterei meu curso. Que poder imenso sobre a vida é o poder de possuir objetivos diretos. Minha voz, minhas roupas, meu olhar, meus próprios movimentos e gestos irão se modificar à medida que começar a viver meus dias com um propósito.
Como pude, como tantos outros, ter permanecido cego a essa grande verdade?
A pessoa que conhece uma coisa e a faz melhor que qualquer outra, mesmo que esta seja apenas a arte de cultivar lentilhas, recebe a coroa que merece. Se cultiva as melhores lentilhas por ter concentrado toda a sua energia para esse fim, é um benfeitor da humanidade e é recompensado como tal.

Sempre irei lançar meu ser inteiro à tarefa em curso.

Decidirei sobre minhas metas a as manterei para sempre em meus pensamentos. Encontramos apenas o que buscamos de todo o coração. Se não procuro por nada em particular na vida, irei encontrar exatamente isso. A abelha não é o único inseto que visita a rosa, mas é a única que leva o seu mel.
Não importa quão ricos os materiais que reunimos durante os nossos anos de estudo e da labuta de nossa juventude. Se saímos para a vida sem uma ideia bem definida de nosso trabalho futuro podemos estar certos de que não haverá qualquer circunstância feliz e acidental que disporá o que fazemos numa imponente estrutura de magníficas proporções.

Frequentemente nos dizem para almejar alto na vida, mas devemos almejar o que podemos alcançar, ao invés disso. Um propósito geral não é suficiente. A seta disparada pelo arco não fica perambulando para ver o que poderá atingir em seu caminho, mas voa diretamente para o seu alvo.
O ribombo amplamente disperso do trovão não produz resultados comparáveis a um único e concentrado raio.
Agora sei que posso perseguir um objectivo de valor, firme e persistentemente, com todos os poderes de minha mente e ainda assim falhar. Se eu concentrar os raios do sol com um vidro ustório, mesmo nos dias mais frios do inverno, posso acender um fogo com facilidade.
Sempre irei lançar meu ser inteiro à tarefa em curso. A mais fraca das criaturas vivas, concentrando seus poderes num único objetivo, pode conseguir bons resultados ao passo que a mais forte, dispersando seu esforço em muitas tarefas, pode não conseguir realizar coisa alguma. As gotas d'água, caindo continuamente, abrem sua passagem através da mais resistente das rochas, mas a torrente apressada precipita-se sobre as mesmas com terrível rugido e não deixa vestígios atrás de si.
Deixarei meus vestígios. O mundo saberá que estive aqui.

Sempre irei lançar meu ser inteiro à tarefa em curso.


Do livro O maior vendedor do mundo - 2ª parte: O fim da história, de Og Mandino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autorresponsabilidade